5 aspectos a serem considerados em relação ao brise na arquitetura
Ao realizar um projeto levando em consideração a relação entre brise e arquitetura, alguns fatores fazem toda a diferença. Afinal de contas, este é um elemento estético e funcional, com características capazes de transformar totalmente as construções. Assim sendo, veja os cinco aspectos mais importantes a se considerar na hora de incorporar esse elemento em uma obra.
Principal função e objetivo do brise
O principal objetivo de um brise é controlar a incidência de luz solar dentro de ambientes internos. Mas, além disso, ele também exerce outras funções estruturais e estéticas. Nesse sentido, destaque, por exemplo, para:
- Reduzir o uso de ar-condicionado em ambientes gerais, proporcionando maior nível de conforto térmico no local;
- Além disso, contribuir para o conforto visual dos ambientes. Nesse sentido, ele pode controlar a incidência de luz solar de forma satisfatória;
- E ainda, contribuir para a estética da construção. Nesse sentido, os brises reforçam sua identidade visual e aparência.
Design e configuração do brise na arquitetura
Há tipos específicos de brise, que atendem a necessidades específicas de uma construção. Nesse sentido, eles podem ser:
- Fixos – são instalados permanentemente, sem possibilidade de ajuste posterior. Podem ser horizontais e verticais, se adequando a diferentes construções;
- Móveis – contam com mecanismos que permitem sua livre movimentação após a instalação. São mais dinâmicos e eficientes em alguns projetos;
- Personalizados – brises desta natureza apresentam características diversas de forma e estrutura. São feitos para atender padrões e necessidades específicas.
Posição solar
Seja qual for o tipo de brise escolhido para uma obra, questões de orientação e localização com relação à luz solar requerem atenção. Assim sendo, eles funcionarão adequadamente em um projeto arquitetônico na medida em que:
- Fachadas norte e sul contem com brises horizontais, uma vez que o sol costuma incidir de maneira perpendicular nesses locais;
- Fachadas leste e oeste têm o uso de brises verticais. Isso porque, nesse tipo de posição, a luz solar costuma incidir em ângulos mais baixos.
É claro que esta não é uma regra exata e total. Por exemplo, dependendo do clima do local e da intensidade de luz solar ao longo do dia, determinado modelo pode ser mais útil que outro.
Custos e manutenção
Este é um aspecto importantíssimo com relação a brise e arquitetura. Afinal de contas, o preço do elemento é variável conforme o material, tamanho e especificidades técnicas. Nesse sentido, determinados tipos de construção exigem peças específicas, que tenham ótimo custo-benefício, baixa necessidade de manutenção e durabilidade garantida.
Material do brise
Por fim, mas não menos importante, este é um aspecto que tem total ligação com o item acima. Afinal de contas, determinados materiais são mais duráveis, sustentáveis e requerem menos manutenção que outros. E nesse sentido, precisamos dar destaque especial para o alumínio. Tanto em termos técnicos quanto estéticos ele se destaca de maneira positiva.
A Refax entender perfeitamente a relação de brise e arquitetura
Considerando todos os pontos citados neste artigo, você precisa de uma empresa capaz de oferecer as melhores soluções em brise. Isso inclui o tipo certo, material de qualidade e a expertise de profissionais com conhecimento técnico e prático na área.
Nesse sentido, a Refax oferece as melhores soluções de brise de alumínio para sua fachada. Dispomos de tudo o que você precisa para tornar seu projeto arquitetônico totalmente adequado as suas necessidades. Trabalhamos com um amplo catálogo de peças, que se enquadram aos mais diversos tipos de obra.
Assim sendo, conte conosco e tenha acesso ao melhor em brises. Leve em consideração as dicas desse artigo, entre em contato e conheça nossos produtos. Com certeza tudo o que você procura para tornar seu projeto arquitetônico diferenciado e funcional está aqui.