Brise colmeia: muita elegância e praticidade para seu projeto
O brise colmeia é um modelo de brise muito utilizado em projetos arquitetônicos. Ele traz diversas vantagens, sendo um elemento funcional e contribuindo para a elegância e praticidade do local.
Além disso, é resistente e pode exercer funções específicas. Dessa forma, no artigo de hoje queremos abordar mais esse assunto. Continue a leitura e veja como o brise colmeia pode ser uma excelente opção. E isso tanto para o design como para a funcionalidade do projeto.
O que é o brise colmeia?
Primeiramente, precisamos compreender as características do brise colmeia. Ele tem esse nome porque a sua estrutura geométrica é em forma de colmeia, com um padrão modular com hexágonos. Essas estruturas lembram favos de mel e dão um charme a mais para a edificação.
Mas não é só isso! Esse brise traz ainda outras vantagens, tendo como principal função o controle da incidência de luz solar, sem prejudicar a ventilação dos ambientes. Nesse sentido, o brise pode ser confeccionado em diversos materiais.
Um dos materiais com maior custo-benefício é o alumínio, que compõe o brise metálico, ideal para diversos tipos de empreendimentos. O brise metálico é mais resistente, fácil de instalar e oferece muitas possibilidades. Ele atua como elemento estético e traz elegância ao projeto.
Dito isto, veja abaixo os principais benefícios do brise colmeia em questões como elegância e praticidade.
Controle térmico
O principal fator que faz com que o brise colmeia seja prático é a possibilidade de um maior controle térmico nos ambientes. Isso porque sua forma de colmeia contribui para a melhor distribuição de sombras, reduzindo a incidência de luz solar ou a bloqueando completamente.
Assim, a grande vantagem é um maior controle da luz natural. Em dias mais quentes, por exemplo, a luz solar pode ser bloqueada. Isso reduz a temperatura interna e evita gastos excessivos com aparelhos de ar-condicionado.
Por isso, o brise colmeia é muito requisitado em fachadas voltadas para leste e oeste, onde a incidência da luz solar é mais intensa.
Ventilação natural
O brise não bloqueia totalmente a circulação do ar, muito pelo contrário! Ele ajuda nesse aspecto, contribuindo para reduzir o que chamamos de “efeito estufa” em edificações. Dessa forma, o brise colmeia é ainda mais eficiente, sobretudo em espaços com grande circulação de pessoas (que exige boa ventilação e controle da incidência da luz natural ao mesmo tempo).
Estética e identidade
Claro que não poderíamos deixar de falar sobre a estética e identidade que o brise colmeia traz para o projeto. Ele é um elemento marcante, que contribui para o design dos locais, trazendo elegância e uma sensação de modernidade.
Tanto em ambientes internos como externos, o brise colmeia chama a atenção pelas suas formas geométricas. Além disso, pode ser personalizado, se adequando ainda mais às exigências do cliente.
E tudo isso sem deixar de lado a eficiência energética. Isso porque ele reduz a necessidade de sistemas complexos de climatização, como explicamos anteriormente. Assim, além de elegante, o brise colmeia é sustentável, algo muito valorizado atualmente.
Por fim, esse tipo de brise é capaz de se integrar com outros materiais. Ele combina com diversos elementos, como metal, madeira e concreto.
Brise colmeia: conclusão
O brise colmeia ainda possui outras vantagens, como facilidade de manutenção e instalação, sobretudo quando falamos em brises metálicos, que são mais leves e versáteis. De todo modo, ao optar por esse elemento, é indispensável o auxílio de uma empresa especializada.
Nesse caso, a Refax pode ser a sua melhor parceira para a aquisição e instalação do brise colmeia e de outros tipos de brises. Contamos com uma vasta experiência nesse segmento e com um portfólio completo de produtos para seu projeto. Estamos esperando seu contato!