Presença de brises em edifícios residenciais

A presença de brise na arquitetura de edifícios residenciais é algo cada vez mais comum e corriqueiro. Afinal, esse elemento traz diversos benefícios para o projeto. Ele contribui não apenas para a estética, mas para questões sustentáveis.

Além disso, a exigência de muitos aparelhos de ar condicionado nas fachadas de edifícios residenciais trouxe ainda mais relevância aos brises. Isso porque esse elemento pode ocultar os aparelhos sem prejudicá-los. Afinal, os brises são vazados e não bloqueiam a circulação do ar.

Assim, o brise foi a solução encontrada por engenheiros e arquitetos diante de uma necessidade dos tempos modernos. Dessa forma, na sequência vamos entender mais sobre isso e o papel de brises na arquitetura de edifícios residenciais. 

Os brises na arquitetura de edifícios

De forma geral, os brises sempre foram elementos importantes para projetos arquitetônicos. Acontece que, antigamente, eles não eram muito aplicados em edifícios residenciais. Observe os prédios mais antigos da sua cidade e veja quantos possuem brises. 

No entanto, essa realidade mudou. Hoje, podemos dizer que o brise é algo essencial tanto para edificações residenciais como comerciais. 

Com o passar dos anos, arquitetos e engenheiros se deram conta da importância desse elemento. E não apenas para a questão de estética e design do projeto, mas também para questões envolvendo a sustentabilidade. 

É aí que chegamos no ponto central do assunto. A preocupação em utilizar elementos sustentáveis não é por acaso. O nosso planeta vem sofrendo com as mudanças climáticas e isso está alterando o comportamento do ser humano.

Por exemplo, dependendo da região que você mora, é quase impensável não ter acesso a um ar condicionado! O aumento das temperaturas e as ondas de calor alavancaram o uso desse tipo de aparelho. 

Assim, projetos de edifícios residenciais mais recentes já englobam dezenas (ou centenas) de aparelhos de ar condicionado nas fachadas. 

Além de aumentar o consumo de energia, esses aparelhos ocupam espaço nas fachadas e alteram a questão visual delas. Por isso, o brise aparece como uma solução viável e eficiente para esse problema! 

Brises como elementos agregadores

Os brises na arquitetura são elementos que agregam, ou seja, contribuem para o projeto de diversas maneiras. Seguindo a linha de raciocínio acima, os brises conseguem manter as características originais dos projetos. E isso mesmo com a presença de tantos aparelhos de ar-condicionado e demais sistemas.

É impossível eliminarmos os ares-condicionados dos prédios! Dessa forma, o brise é uma alternativa para ocultar os aparelhos, deixar a fachada mais clean e esteticamente agradável. Tudo sem prejudicar a circulação de ar ou demais elementos do projeto. 

Na prática, um brise é composto por painéis instalados de tal maneira que conseguem cumprir com seus objetivos. Nesse caso, um dos objetivos principais é ocultar ar condicionado e outros aparelhos das fachadas. 

Mas há outras funções, como proporcionar um melhor controle térmico da edificação e proteger a fachada de ocorrências externas (como excesso de luz solar, intempéries climáticas, etc.).  

Assim, o brise é um elemento completo e seu custo-benefício se destaca. Assim, é um item muito utilizado por arquitetos e engenheiros. Nesse sentido, o brise metálico é um dos mais utilizados, por conta das suas vantagens extras. Aqui entra, por exemplo, resistência, durabilidade, versatilidade e fácil instalação. 

Fale com a Refax!

Se você quer investir em brise na arquitetura de seu projeto, entre em contato com a Refax! Com anos de experiência nesse segmento, contamos com um catálogo diversificado de brises e com uma equipe especializada. 

Possuímos a nossa própria unidade fabril, localizada em Bragança Paulista. Garantimos a excelência dos brises confeccionados e a aplicação da mais alta tecnologia em todos os processos. 

Então, converse conosco hoje mesmo e veja como repaginar a fachada do seu edifício residencial investindo em brises metálicos. 

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: